leo-burd-aprendizagem-criativa-fundacao-lemann

Ontem tive o prazer de participar do encontro da Rede de Aprendizagem Criativa e conhecer o Leo Burd que é brasileiro e pesquisador do MIT.  A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é uma iniciativa do MIT Media Lab (EUA) em parceria com o Programaê (Fundação Lemann e Fundação Telefonica Vivo). Acompanhem os eventos no Meetup Aprendizagem Criativa e para participar da lista de e-mails clique em Cadastro para participar da rede de Aprendizagem Criativa.

leo-burd-marcio-okabe

“Leo Burd é pesquisador do MIT, o renomado Massachusetts Institute of Technology, e consultor de inovação da BandTec. Leo trabalha com o desenvolvimento de tecnologias que facilitem a expressividade humana, a comunicação entre as pessoas e a relação do ser humano com a máquina.” Fonte: Bandtec

Palestra do Leo Burd na Campus Party

Esta palestra é ESSENCIAL para professores/educador, pais/mães e qualquer pessoa que acredite que precisamos revolucionar a educação para transformar a sociedade.

Ele faz uma reflexão sobre:

Democratização da informática vs Informática para a democratização

Segundo o Leo Burd, a informática para a democratização é o caminho ideal para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, sustentável e DIVERTIDA.

What´s Up – Sistema de comunicação de comunidades

Neste sistema, o objetivo é criar um sistema de comunicação para gerar posters/flyers, mensagens SMS/WhatsApp, letreiros eletrônicos (supermercados, padarias, etc.) e outras formas de comunicação para potencializar a comunicação de EVENTOS EM COMUNIDADES.

20111010-whatsup_diagram_31

 

Jardim de Infância para o resto da vida (Lifelong Kindergarten)

lifelong-kindergarten1 O Lifelong Kindergarten é um grupo do MIT cujo objetivo é criar projetos baseados na ideia de que o jardim de infância é a época em que aprendemos da forma mais divertida através de brincadeiras.

Grande parte do aprendizado na infância é feita através de blocos como o Lego. Os projetos deste grupos seguem esta premissa de aprender brincando.

lifelong-kindergarden

Entrevista com Mitchel Resnick sobre o Lifelong Kindergarten.

App Inventor – Crie seus próprios aplicativos

O App Inventor permite que você crie aplicativos usando uma interface visual. Ideal para desmistificar que criar aplicativos móveis existem um alto grau de conhecimento técnico.

appinventor-mit

Visite o site oficial – http://appinventor.mit.edu e neste site tem vários cursos online – http://appinventorbrasil.com.br.

Clube do Computador – Computer Club House

“O Intel Computer Clubhouse Network é um programa comunitário extra-classe de aprendizagem de tecnologia. O Intel Computer Clubhouses oferece à juventude das comunidades carentes a chance de adquirir as ferramentas necessárias ao sucesso pessoal e profissional. O Computer Clubhouse é mais do que um ambiente seguro para jovens, é também um lugar criativo onde uma “comunidade de aprendizes”, jovens, mentores e staff usam a tecnologia como uma ferramenta de aprendizado e expressão criativa. A filosofia do Intel Computer Clubhouse é “acesso ilimitado”, um lugar onde jovens usam software profissional para criar projetos baseados em computador, inspirados nas próprias idéias. O Computer Clubhouse fornece um ambiente de aprendizagem incentivador, no qual os jovens desenvolvem habilidades e autoconfiança, assim como um futuro, trabalhando juntos com mentores adultos que servem de inspiração e exemplo.

A Intel dá suporte à implantação dos Computer Clubhouses em comunidades carentes do mundo inteiro. Os objetivos do Intel Computer Clubhouse Network são: proliferar o modelo de aprendizagem criado pelo Museu de Ciências de Boston e pelo MIT Media Lab, estabelecê-lo como um modelo replicável de aprendizagem tecnológica e apoiar o sucesso dos Computer Clubhouses individuais.”
Fonte: Intel

clubhouse

No Brasil tem apenas uma Club House em Osasco. Visite o Facebook – https://www.facebook.com/clubhousejardimconceicao.

clubhouse-jardim-conceicao

Este é trecho da palestra do Leo Burd que mais gostei e espero que também te ajude a inspirar.

 

“Infelizmente, cidadania e criatividade não são coisas que a gente aprende na escola. Não são coisas que aprendemos em uma sala de aula tradicional. Você aprende FAZENDO e convivendo com pessoas. Nós podemos criar novos centros de inovação social. Também podemos adicionar esses componentes de cidadania e criatividade em serviços que já existam na cidade” Leo Burd

Ele finaliza a palestra propondo a integração das iniciativas e a formação de uma rede.

Fiquei bem feliz em ter conhecido o Leo Burd no encontro do grupo de Aprendizagem Criativa, pois me trouxe mais certeza para os rumos da Konfide Geeks. Já se passam mais de 1 ano do evento Edu4.me no qual a Konfide Geeks foi eleita a melhor ideia do evento como uma Escola Online de Programação e Robótica para Crianças. Creio que a Konfide Geeks pode ser mais do que uma escola online e se tornar uma grande REDE DE CONEXÃO das centenas de iniciativas já existentes. Além disso, ao invés de ser para crianças de 6 a 14 anos, o que acham de ampliar para crianças de 1 ano a 100 anos?